quinta-feira, 15 de agosto de 2013

a educação no país mestiço - um convite ao pensamento #3

Sobre mulher, sobre homem. Sobre educação. Sobre poder. Sobre a diferença. Sobre GENTE como gente é e deve ser!

"Ou mudamos nossa relação com a vida, ou não haverá mais vida".

Se você não conhece Viviane Mosé, este é um convite a juntar-se a mim na admiração profunda desta mulher que, além de poeta, psicóloga, psicanalista; doutora e mestre em filosofia, tem uma infinidade de conhecimentos compartilhados pelo mundo: é professora.


"A educação brasileira tem o sistema de fábrica. Começa com o apito, como inicia-se o trabalho; onde a vida é fragmentada e perdemos a noção do todo; o currículo se chama grade, os conteúdos são chamados de disciplinas; temos corredores enormes com diversas portas e cadeiras enfileiradas." (adaptado)






"Durante vinte anos foi proibido pensar na sociedade brasileira [ela fala da ditadura militar] e isso foi estabelecido na escola. (...) A escola atual ensina a passividade: passar no vestibular é decorar o que temos no Google."

[Não vou desenvolver o assunto, porque, vestibulanda que sou, passaria horas e me estenderia mais que este espaço permite]

E para quem, assim como eu, gosta de filosofia e do grande Nietzsche, aqui vai o vídeo onde estão alguns comentários de Viviane sobre o autor, um de seus prediletos. Recomendo que se assista até o fim. ♥




E, para completar a apresentação, um curto vídeo sobre palavras sujas que dispensa apresentações.





Até a próxima!

__________________________________________________________________________

Meu Twitter tá aqui, vamos conversar! Se você descer a barra de rolagem e clicar em "Participar deste site", receberá as atualizações do blog. Tem a opção de receber por e-mail, também, na coluna na lateral direita. ;)

Um abraço, com amor 

Da Gi. 

2 comentários:

  1. Ela tem um jeito de falar muito sábio né? Nossa, uma pessoa muito culta. :O

    isabelacariani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Viviane Mosé sabe o que fala e fala BEM. Já pensei diversas vezes em ir pro RJ ter aulas com ela, rs Se não fosse tã(...)ão difícil e fora do que pretendo fazer, quem sabe... Mentira. São só desculpinhas básicas. Hahahahaha.

      Obrigada pelo comentário, Bela bela ;)

      Beijo, boa semana pr'ocê ;) ♥

      Excluir