segunda-feira, 16 de junho de 2014

pitaco #24 - eliane brum

Nome: Uma, Duas
Ano: 2011
De quem: Eliane Brum

Se hoje sou aspirante a jornalista, devo isso a Eliane Brum. A uma professora do ensino médio, a alguns amigos que sempre me disseram a correlação que minha personalidade e a profissão têm, a algumas matérias soltas, mas, sobretudo, Eliane Brum.

a foto é da Ju Gervason, d'O Batom de Clarice


Conheci Eliane lendo Época. Conheci Eliane relatando fatos, sendo sóbria, justa e fatídica. Eliane de "A menina quebrada" e outras colunas. Entretanto...


Uma, Duas conta de Laura e Maria Lúcia, filha e mãe. Filha, criada com um amor quase odioso. Amor que cuida, mas afasta; que não fala, mas vê. Amor que se demonstra pela diferença do olhar. Mãe, que ama pelo que viu e por como foi vista. Mãe que protegeu e, por ter sido mal compreendida, chorou.

Laura é jornalista. Escreve pra que as palavras falem por ela. Escreve, porque esse é o jeito de arrancar o que dói - sem sangrar.


Maria Lúcia vive em casa, de uma aposentadoria deixada pelo pai. Casou-se e teve Laura - nome inspirado em um livro de Clarice Lispector que lhe chamou a atenção.

Laura nunca teve muito contato com os pais. Foi criada pelo silêncio de um pai ausente e pelo silêncio de uma mãe presente. Dormia na cama com a mãe todas as noites. Com o pai, mal conversava, mas amava por instinto e admiração. Sem palavras.


A vida acontece. Acho que este é o próximo passo ao falar sobre o decorrer deste texto. A vida acontece e, porque a vida acontece, Laura e Maria Lúcia precisam, depois de anos sem conversar, morar juntas no mesmo apartamento. A portas trancadas, janelas fechadas e sentimentos reclusos por palavras não ditas, vivem juntas, porque a vida acontece.

O decorrer do livro é instigante, incômodo e, no mínimo, perturbador. Não lia nada que me tirasse o fôlego há tempos. Não lia nada que me fizesse querer correr há tempos. Não leio nada tão bom há anos. Nada me surpreende tanto na prosa desde Eliane Brum.

Eliane Brum (romancista) foi a primeira coisa que me surpreendeu desde Eliane Brum (jornalista). E que surpresa.

5/5 estrelas no Skoob.

Skoob Twitter Blog de crônicas, contos e blablablás. | Pra seguir o blog. | Youtube | Goodreads

2 comentários:

  1. Gi!

    Estou lendo meu primeiro livro da Eliane Brum atualmente. O "Meus desacontecimentos" (lindo/profundo/tocante ♥). Até comentamos isso no twitter outro dia. :) Conheci a escrita dela através da coluna que ela tinha na Época também.

    Lindas demais suas palavras pra esse livro. Fiquei com muita vontade de lê-lo também. Já tenho vontade de ler tudo que ela escreveu, mas depois das suas palavras a vontade aumentou, sem dúvidas.

    Beijão.
    Amanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu "meus desacontecimentos" está a caminho e eu mal posso esperar sua chegada pra eu poder devorá-lo. <3

      E muito, muito obrigada, Amanda, sua linda!

      Beijoca :**

      Excluir