sexta-feira, 26 de julho de 2013

literatura cantada #2

A grande música de Antonio Carlos Jobim...

É de grande recomendação que você abra o seu coração, porque a poesia deste moço vem acompanhada de melodia (muito bem musicalizada!) ♥




Se você não conhece Tom Jobim, meu caro, deixe-me te contar uma coisa: você não sabe o que tá perdendo.

Tom é compositor de MPB em suas ramificações: samba e bossa! Contamos com seus murmurinhos baixíssimos e compassados, que acompanham o teclado ou o violão.






Apesar d'eu querer, não tenho toda a paciência necessária para fazer uma trajetória completa da vida de Tom, visto que ele tem um repertório setecentas e nove vezes maior do que o repertório do Teatro Mágico.

Mas deixo aqui constada uma fase do Tom que foi acompanhada por um excelente instrumentista, chamado Eumir Donato. Sabe aquele velho "é-im-pos-sí-vel-sêr-fê-líz-só-zi-nhooo..."? Pois bem, presente de Antonio Carlos Jobim e Eumir Donato para nós, meros mortais com capacidades auditivas.

Como é dificílimo de encontrar Eumir e Tom por aí no YouTube, coloquei a Vanessa da Mata cantando com o arranjo do Eumir, que ensaiou e regeu o projeto "Viva Tom Jobim", da Nivea.




Fundamental é mesmo, o amor
É impossível ser feliz sozinho!

O resto é mar
É tudo que não sei contar
São coisas lindas que eu tenho pra te dar
Vem de mansinho à brisa e me diz
É impossível ser feliz sozinho

Tom foi o rei da bossa e cantou com Vinicius, Toquinho e Elis! Essa aqui é uma das músicas mais bonitas do universo. Composição dele, interpretada na companhia da ilustre Elis Regina.



É, você que é feito de azul,
Me deixa morar nesse azul,
Me deixa encontrar minha paz,
Você que é bonito demais,
Se ao menos pudesse saber
Que eu sempre fui só de você,
Você sempre foi só de mim.

E pra fechar esse post com chave de ouro, uma música fofinha que todo mundo conhece: Chega de Saudade. ♥



Mas se ela voltar, se ela voltar
Que coisa linda, que coisa louca
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos que eu darei
Na sua boca

Faz quase 20 anos que Tom morreu, mas suas músicas estão eternizadas.

E mais: viva Tom Jobim! 


Se você curtiu, desce a barra de rolagem e clica em "Participar deste site"! E me segue lá no Twitter. ;-)

Ah, comecei a escrever no blog da Mycaela Castro toda sexta-feira, sobre literatura também. Então passa por lá pra dar uma olhadinha.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário