segunda-feira, 24 de junho de 2013

literatura cantada #1

Se você, assim como eu, gosta de música boa e com letra lírica e inteligente, esta série de posts é pra você.

E ninguém melhor pra abrir esta série de posts do que Fernando Anitelli, o idealizador do Teatro Mágico.





O grupo lançou seu primeiro CD (independente!!) em 2003. O "Entrada para Raros" é, segundo Anitelli, baseado de cabo a rabo em Hermann Hesse e Mario Quintana, dois de seus autores prediletos. O nome da trupe - O Teatro Mágico - foi retirado do livro "O Lobo da Estepe" de Hermann Hesse.

Neste primeiro projeto contamos com melodias lindíssimas (como "Ana e o Mar"), letras essencialmente poéticas ("Sintaxe A Vontade") e a junção das duas coisas ("A Pedra Mais Alta"). A trupe é a mistura de todos os estilos musicais e a explicação do que se diz ser a hipnose musical (ouça "Camarada d'Água num dia ruim e entenda ;). "O Anjo Mais Velho" é uma das letras mais belas de toda a história:




No segundo CD, "Segundo Ato", vemos a realidade por trás da mágica teatral. Letras como "O Mérito e o Monstro", "Sina Nossa" e "Criado Mudo" nos transferem uma esperança irrefutável de, talvez, um dia, adentrar esse mundo. Apesar da realidade do Segundo Ato, não perde-se a magia colorida da trupe, que é emanada em canções como "Pena":

Em 2012, nove anos depois do lançamento do primeiro CD e quatro anos depois do segundo, lançaram, então, "A Sociedade do Espetáculo", o álbum que os deu a visibilidade que têm hoje. Vemos, entretanto, uma diferença sonora e lírica. Eu senti falta da viola, senhoras e senhores. Galldino continua sendo incrível no violino, como sempre; Fernando continua transmitindo paz no gogó; a banda é incrível como sempre, mas... Creio que pisquei os olhos e algo se perdeu:

Apesar desse "algo" - que eu não sei bem o que é - estar faltando, O Teatro Mágico está cada dia mais mágico.

Fui, no último domingo, dia 23 de Junho, ao show da trupe. Uma palavra: SHOWZAÇO. Chorei, gritei, pulei, dancei. Muito. Não tem jeito, eles são simplesmente o melhor conjunto musical de todos os tempos.

Emanem amor!


E ouçam todas as músicas que citei. Eu prometo que vale a pena.

Ps.: O mais legal do Teatro Mágico, além da idoneidade dos integrantes e da qualidade EXCELENTE das músicas é que eles são 100% a favor do movimento da música livre. Isso significa que, além de terem produção independente, tem tudo de graça lá no site deles. Vale muito a pena baixar, ouvir, se deliciar e se deixar levar pela alegria que traz. Corre lá! Só clicar no coração, ó:

Até mais!

Gostou daqui? Desce a barra de rolagem e clica em "participar deste site" pra receber as atualizações na sua conta do Blogger. Aproveita e me segue no Twitter! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário