sábado, 15 de junho de 2013

pitaco #1 - jane austen

Livro: Persuasão
De quem: Jane Austen
Ano: 1818

Bem, meu primeiro contato com a Jane Austen foi com alguns contos aleatórios na internet, depois em livros didáticos, coletâneas de contos dos maiores autores literários britânicos, enfim. Sempre a tive como “Shakespeare feminino”, já que tinha visto comparações assim diversas vezes, mas preciso dizer: discordo. Jane Austen e Shakespeare tem uma diferença imensa na forma de escrever, no conteúdo de seus romances e em seus personagens.




Em “Persuasão”, Anne é a personagem principal e, logo no começo do livro, precisa abrir mão do altíssimo padrão de vida, porque a família está praticamente falida. Não tiveram opção que não tentar alugar a mansão em que viviam e procurar uma vida um pouco mais em conta [sem nunca perder a pedância] em outro lugar.

Ela se apaixona por Fred Wentworth, que é inteligentíssimo, bom de conversar, gentil e... pobre. Como não podia pagar o dote, eles não poderiam se casar.

Neste livro, Jane Austen conta o trajeto de Anne no decorrer dos anos, suas ideias, revoluções, sonhos e desejos.

Demorei MESES pra ler esse livro. Foi uma guerra! Larguei pelo menos cinco vezes antes de conseguir terminá-lo, porque a narrativa é cansativa, Anne é cansativa, a história não flui e parece que estamos lendo a mesma coisa sete vezes.

Apesar dessas coisas todas, gostei do livro. Anne é apaixonada e apaixonante. Sua coragem é admirável! Ela é forte, tem convicções e aguenta muita coisa.

O porém é a narrativa: Jane Austen não é pra todo mundo - e não é pra mim.

"Com certeza, se houver uma afeição constante, nossos corações não tardarão a se compreender. Não somos crianças para nos irritarmos caprichosamente  ou sermos iludidos pelos equívocos do momento, brincando levianamente com a nossa própria felicidade."

4 estrelinhas no Skoob. :-)

Trilha sonora pra esse livro: Elis Regina e Miucha. Mas qualquer mulher com vozerão já acompanha muito bem ;-)

Pra mais dos meus pitacos, siga o blog! Basta descer a barra de rolagem em clicar em "participar desse site". Aproveita e me segue no Twitter, também.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário