sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

pitaco #26 - virginia woolf

Nome: The Death Of the Moth And Other Essays
Ano: 1942 (póstumo...)
De quem: Virginia Woolf

Nunca ter lido Virginia Woolf foi, por muito tempo, um pesar de leitora. Que me perdoem o drama, mas a culpa era tanta que comprei quatro livros antes de ler qualquer um, antes de saber se ia gostar, antes de conhecer a escrita. Virginia, nunca te li, sempre te amei.

Queria começar por "Profissões para mulheres e outros ensaios feministas", mas não tinha na banca. Esse foi o empecilho: não tinha na banca. Aí eu baixei o The Death of The Moth pra ler no Kobo (um  viva aos leitores digitais e ao domínio público).



É claro que a Virginia Woolf é uma escritora incrível. Isso é inegável. É consagrada, conhecida como uma das maiores percursoras do feminismo no modernismo feminino. Ela fala de mulher como quem protege um bem.

Explico: a leitura destes ensaios traz a sensação de que ela está de guarda armada à postos para quem vier com qualquer papinho menor do que toda grandeza que cabe num ser humano, sobretudo numa mulher.

Ela não se restringe à beleza ou a competência profissional. Os ensaios vagueiam desde a capacidade social e vão até a relevância da vida (soou pesado, mas a descrição dela é precisa. Juro!).




Virginia, na não-ficção, se mostrou pontual e direta. A impressão que eu tive foi que ela dá o veredicto (ainda tem c?) final sobre tudo aquilo sobre o que fala. Tudo! Mesmo nas abordagens mais raivosas, como nas cartas-ensaios do livro.





Leiam!

(E, como li em e-book, tenho quatro livros dela na estante... Um deles é Mrs. Dalloway, que estou lendo... Faz uns dez dias... E eu ainda não entendi nada... Céus... As flores... É tudo sobre as flores... Eu acho...)

2 comentários:

  1. Tem um ano, mais ou menos, que eu tento saber qual ler primeira para conhecer melhor a autora,rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, esse livro é de ensaios. E eu acho que a Virginia é ótima na não-ficção de uma forma geral. Se é um tipo de leitura que te agrada, escolha um dos mil que tem por aí. A L&PM tem um que custa dez dilmas e chama-se "profissões para mulheres e outros ensaios feministas" (algo assim). Tem alguns dos ensaios desse livro que li. A Cosac publicou esse ano o "O valor do riso e outros ensaios", custa quase 60, mais caro, mas tem textos inéditos...
      Gosto mais dela na não-ficção (não me entendi muito bem com a Mrs. Dalloway e tô receosa e ir ler Orlando...) e creio que seja o melhor jeito de conhecer a escrita.

      Boa sorte com a Virginia e feliz 2015! <3

      Excluir