sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

especial: 5 melhores leituras de 2013

Escolher só cinco coisas mais bacanas que li nesse ano foi difícil. Li poucas coisas em comparação ao que sempre leio (uma média de 60 livros por ano. Esse ano li 40 e pouquinhos), mas, em compensação, boa parte dos livros eram excelentes.

Li muita poesia em 2013. Por influência direta e descarada de dona Juliana Gervason, d'O Batom de Clarice, obrigada por perguntar.

Bem, aqui vai a lista e minhas considerações! Não há ordem alguma: nem cronológica, nem de amor. Tá na ordem que vi na estante! :-)




1_ Viagem - Cecília Meirelles

Um lindíssimo livro de poesia dessa coisa maravilhosa que é a Cecília Meirelles. Não sou leitora de sua prosa, mas sua poesia é uma de minhas preferidas. Desgosto à beça da ideia de separar "poet(is)a (feminina)" de "poeta (masculino)", mas esta foi a forma que encontrei de dividir o mérito. Cecília é minha poet(is)a predileta. Gosto muito da forma sensível que ela tem de explicar as coisas mais doloridas e angustiantes da vida. Uma ressalva ao "Epigrama nº 8", que é lindo:

"Encostei-me a ti, sabendo bem que eras somente onda.
Sabendo bem que eras nuvem, 
depus a minha vida em ti
Como sabia bem tudo isto, e dei-me a teu destino frágil,
fiquei sem poder chorar, quando caí."





2_ The Bell Jar (A Redoma de Vidro) - Sylvia Plath 

Não sei como descrever o que aconteceu comigo ao ler esse livro. Sei que virei zumbi de Sylvia Plath e terminei de lê-lo em dois dias: comecei na noite do dia 24 e terminei no almoço de Natal. Mas tá tudo bem, pedi licença pra sair da mesa da casa da vovó. A narrativa flui de tal forma que você, assim como a personagem, também não consegue entender muito bem o que está acontecendo. Aliás, não há nada muito bem: a personagem principal deste livro se descobre depressiva. Tão súbito quanto soa. É um descobrimento: sua vida passa de um emprego bom em NYC para uma internação psicológica. Do nada. É excelente (mas não leia se você não estiver muito bem).



3_ Harry Potter - JK Rowling

Escrevi um post enorme sobre HP, então vou me dar o direito de não me alongar na explicação. De qualquer forma, estes livros estão nesta lista porque, em meio à tantas leituras acadêmicas chatas e realistas, descobrir o mundo de Hogwarts foi uma explosão de amor e cor. Harry Potter e suas pedras, câmaras, prisioneiros, cálices, príncipes, enigmas e relíquias me conquistaram. Foi uma delícia poder conhecer esse universo que eu sempre tive tanto preconceito. Uma delícia poder rir, ficar com raiva, me emocionar tanto com uma história ficcional. Fazia tempo que não lia nada assim! E, aparentemente, será minha série (saga?) fantasiosa (é? Ai, gente, sou horrível com esses gêneros...) preferida por um bom tempo... E tenho dito! :-)








4_ 80 anos de Poesia - Mario Quintana

Eu disse que tinha lido muita poesia! Mas, vem cá, tem como não se apaixonar por Quintana? Essa coletânea de 80 anos reuniu tantas coisas que eu amo nesse velhinho que tem quase mais marcações do que páginas. Gosto do jeito rabugento do Quintana, gosto do olhar crítico, gosto da doçura e da simplicidade com que trata de coisas que nos passam desapercebidas. Gosto de como ele transforma fios elétricos em poesia. É isso: gosto de como ele transforma luz em poesia.






5_ The Catcher In The Rye (O Apanhador no Campo de Centeio) - J.D. Sallinger

Fiquei mais ou menos como fiquei com Sylvia Plath, mas demorei um pouco mais pra ler. Esse livro foi comigo pra São Caetano, pra Sampa, pra SBC e pro show da minha banda favorita. Não conseguia parar de ler, mas peguei pra lê-lo numa semana com tanta coisa pra fazer que a leitura acabou sendo picada. Mesmo assim, gostei do Holden. Porque as reclamações dele escondiam uma tristeza tão grande que eu tive vontade de entrar no livro e dizer "I know the feeling, bro". As primeiras páginas me cativaram, as últimas páginas me emocionaram, o meio do livro me encantou. 100% bem escrito: não é a toa que é um clássico da literatura norte-americana. E "if a body meets a body coming thro' the rye..."


Sabe o que é mais engraçado? Com exceção de HP e Viagem, da Cecília Meirelles, li esses livros nos últimos quatro meses.

E aí, quais foram as melhores leituras de 2013?

Espero que 2014 seja um ano bacana pra nós. E que ele venha logo, que 2013 já me deu no saco.

Muitas leituras boas pra todos e um beijo com amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário