segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

pitaco #27 - gregório duvivier

Nome: Put Some Farofa
Ano: 2014
De quem: Gregório Duvivier

O cara do Porta dos Fundos escreve roteiros e dirige, sim, mas também é ator, poeta, cronista e, se você deixar dando sopa, ele vai fazer o que você faz também.

E, surpreendentemente, ele é bom em tudo isso.



Ainda tô no time que acha PdF uma das coisas mais engraçadas já criadas na internet e não poderia deixar de acompanhar o trabalho dos integrantes fora do canal, também.

Put Some Farofa é um livro de crônicas: uma coletânea das já publicadas na Folha com algumas inéditas (poucas). Se você não tem saco pra ler a Folha (eu mesma já cansei daquele monte de propaganda pop-up) e nunca leu as crônicas do Gregorio, te digo: valem cada centavo cobrado por este livrinho de cento e poucas páginas.



Comprei a versão digital pra poder ler mais rápido e divertir uma noite chata. Foi a melhor coisa que aconteceu naquele dia.

Gregório é sagaz, engraçado (!) e muito, muito inteligente. Ele é real e traz a humanidade como tempero da escrita: a impressão que se tem é que estamos sentados numa mesa de bar, cervejas brotam no porta-copos e ele te conta como foi a semana.

"The house is yours. Fica à vontade. Qualquer coisa é só gritar. Shout. Mas keep calm. Como é que se fala keep calm em inglês? Here the things demoram. It's better to wait seated. Everything is atrasado, it's like subentendido that the person will be atrasada. For a meeting, it's a meia hora. For a party, it's two hours. For a stadium, it's one year. For the metrô, it's forever. 
Never say you are a gringo. Yes, people love gringos but people also love money and gringos have money so people vai cobrar de você mais money because you are a gringo." - da crônica "Pardon Anything", que foi lida pro booktrailer.



No mais, ele escreve às segundas-feiras na Folha de SP e, caso você prefira, está no Twitter sendo xingado de esquerdopataabortivomaconheiro 24/7. 

Um bêjo,
da Gi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário