quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

rory gilmore reading project #2 - the great gatsby

Nome: The Great Gatsby (O Grande Gatsby)
Ano: 1925
De quem: Francis Scott Fitzgerald 

Um romance de 140 páginas que te transporta pros anos 20, no auge do American Dream e do Jazz. 



F. Scott Fitzgerald nos mostra duas figuras antagônicas: Nick Carraway, o narrador, que tem uma vida comum, sem muitos luxos; e Jay Gatsby, que vive n'uma mansão exuberante, bancada por um dinheiro que ninguém sabe de onde veio.

Gatsby é famoso por dar grandes festas - onde as pessoas não são convidadas, simplesmente vão. São grandes, cheias de bebidas e comidas gratuitas, charme por todos os cantos e muito xaveco. Apesar de todas essas coisas serem, aparentemente, a fórmula para uma festa perfeita, depois de muitas no mesmo estilo, as pessoas se entediam e já não se agradam mais daquele ambiente: se tornam um grande tédio.

A medida que a história vai se desenrolando, descobrimos que a prima de Nick, Daisy, teve um envolvimento amoroso (não gosto deste termo, mas o livro não especifica bem o que eles tiveram) com Jay Gatsby. Ele, nada bobo e muito astuto, usa seu "grande amigo" Nick para se reaproximar de seu antigo amor.
“Life is much more successfully looked at from a single window.” 
Não posso dizer que foi a melhor coisa que já li na vida. Sequer aproveitei a leitura. O forte do romance não é o enredo - nem de longe. A escrita do Fitzgerald é ótima - e, se não fosse por isso, The Great Gatsby seria um livro comum.

Com um jeito muito próprio de descrever momentos, situações e cenários, o autor consegue trazer alguma vida para a história nos últimos capítulos, quando você precisa tomar partido e opinar sobre as ações dos personagens.

“In my younger and more vulnerable years my father gave me some advice that I've been turning over in my mind ever since.
'Whenever you feel like criticizing any one,' he told me, 'just remember that all the people in this world haven't had the advantages that you've had.'” 

É um livro OK, mas não é algo que eu quero reler (de novo). Li uma vez em português: achei mais ou menos e culpei a tradução. Li no original e me certifiquei: é um livro mais ou menos.

Livro 1/250 do Rory Gilmore Reading Project (comecei a contagem do zero. Vou reler todos os livros que já havia lido, também :)

Até mais! ;)

Skoob Twitter Blog de crônicas, contos e blablablás. | Pra seguir o blog. | Youtube

2 comentários:

  1. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir